50 anos de Linguagem de Programação para Crianças

Se você achava que a tentar ensinar linguagem de programação para crianças é algo recente, por conta dos trabalhos que se tem feito com o uso da Hora do Código, bem, está apenas 50 anos enganado. Isto porque no mês de dezembro comemora-se o aniversário de 50 anos de uma linguagem de programação criada para ser simples, e direcionada para o aprendizado de crianças, a linguagem chama-se Logo e foi criada pelo cientista, matemático e educador Seymour Papert em 1968.

O Logo era uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento dos processos de pensamento lógico-matemáticos. Para isso, utilizava-se de um robô chamado “a tartaruga do Logo” que permitia aos alunos resolverem problemas.

Homenagem do Google aos 50 anos de programação para crianças
Muitas outras ferramentas acabaram se sucedendo a ela, como a Scratch, a Alice (ja em 3d) e  mais recentemente, a nossa boa e querida Hora do Código. Muita coisa mudou, as crianças de atualmente tem não apenas uma linguagem mais amigável mas também acesso a computadores que lhes permite o aprendizado facilitado. A AGTI parabeniza a todos os jovens que estão entrando neste universo por meio de formatos diferentes e inovadores, mas em especial a todos que começaram lá atrás e que agora tem a oportunidade de compartilhar o que receberam com muitos outros mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *