A Semana do Código foi um evento realizado pela AGTI em parceria com diversas instituições de ensino da cidade de Gravataí. O evento foi baseado na “Hora do Código”, um movimento global que atinge dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países e que tem como premissa básica que qualquer pessoa pode aprender os primeiros passos de programação, mesmo que jamais tenha tido contato com computadores, e até mesmo se ainda não está alfabetizada, haja vista que existe modulos voltados a trabalhar com crianças desde os 4 anos de idade.

 

Modulo de trabalho offline para desenvolvimento do senso de lógica em crianças
Modulo de trabalho offline para desenvolvimento do senso de lógica em crianças

 

 

O objetivo do treinamento foi garantir a entrada para o universo da programação de uma maneira lúdica e simplificada, e a Hora do Código proporciona uma metodologia dentro destes parâmetros. O evento buscou estimular e incentivar crianças e jovens a desenvolver o interesse pela área de tecnologia da informação e, assim, no futuro formar profissionais para área de inovação tecnológica.

O treinamento, com duração de uma hora exata, dá aos participantes as condições de entenderem a lógica da metodologia, realizando o primeiro dos treinamentos de forma conduzida, mas habilitando que ele seja seguido posteriormente por conta própria, bastante ter o acesso a internet através de um computador, tablet ou mesmo celular onde se pode acessar tutorias sempre com tempo de uma hora cada, disponíveis em mais de 45 idiomas, incluindo o português.

O Evento A SEMANA DO CÓDIGO AGTI foi realizado nos dias 03, 04, 05, 06, e 07 de Outubro, sendo realizado cada dia em uma instituição de ensino da cidade de Gravataí

 

Imagem de divulgação da Semana do Código

 

O evento foi um sucesso de aceitação e participação, criando uma sinergia que contagiou a todos que fizeram parte. De tal forma que algumas das instituições declararam sua intenção de prosseguirem realizando este treinamento entre outros alunos interessados, de forma a cobrir a maior quantidade possível do seu quadro docente e discente. A semana do código entra de forma definitiva no calendário da cidade, e para 2018 já está previsto a realização do evento de uma forma ainda mais abrangente, com a participação de cidades vizinhas que fazem parte do Vale do Gravataí.